MÚSICA - POE COMO TEMA


POE - PEQUENA BIOGRAFIA

Poeta e contista americano nascido em Boston, Massachusetts, conhecido sobretudo por suas histórias de mistério e horror. Filho de um casal de atores, ficou órfão aos dois anos e foi adotado por John Allan, rico comerciante de Richmond, Virgínia. Enviado à Europa, recebeu esmerada educação clássica (1815-1820) na Escócia e Inglaterra. Em seguida freqüentou a Universidade da Virgínia, porém envolveu-se com jogo e álcool, até que rompeu relações com seu tutor (1827). No mesmo ano publicou, em Boston, seu primeiro livro de poesia, Tamerlane, and Other Poems (1827). Tentou a carreira militar mas foi expulso da Academia Militar de West Point e, então, decidiu dedicar-se por completo à literatura e começou a publicar contos em revistas (1830) e foi morar em Baltimore com uma tia. Recebeu um prêmio em dinheiro por seu Manuscript Found in a Bottle (1833). Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond (1835), e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos de idade. Seus problemas alcoólicos o levaram a demissão e mudou-se para Nova York, onde passou a escrever freneticamente livros e contos para revistas, especialmente com temas que abordavam a morte, o horror sobrenatural e os desvarios da mente humana, possivelmente inspirados nos próprios tormentos do autor. Por outro lado, possuía grande capacidade analítica, e escreveu contos que assentaram as bases do gênero policial e de mistério que se difundiu no século XX. Também deixou textos nos campos da estética, da crítica e teoria literária. Apesar da popularidade, seus vícios e escândalos o tornaram incompreendido por seus compatriotas. Foram os simbolistas franceses e, em particular, por Charles Baudelaire, que lhe reconheceram o gênio, cuja obra constituiu uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Com a morte da esposa (1847), sua dependência alcoólica agravou-se e após vários dias de excessos alcoólicos, morreu em Baltimore, Maryland. Outros grandes sucessos do autor foram Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems (1829), Poems (1831), The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838), Tales of the Grotesque and Arabesque (1839), The Prose Romances of Edgar A. Poe (1843), The Raven and Other Poems (1845), Tales (1845), Philosophy of Composition (1845) e o póstomo The Poetic Principle (1850).

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS



LIGÉIA


Novo longa inspirado nos trabalhos de escritor Edgar Allan Poe. A direção está nas mãos de do estreante Michael Staininger e protagonizando temos Wes Bentley (“O Motoqueiro Fantasma”) e Kaitlin Doubleday (“Aprovados”). Escrito por John Shirley, roteirista e produtor de “O Corvo”, o longa conta a história de Jonathan Merrick (Bentley), um famoso escritor e professor, que é enfeitiçado pela bruxa Ligeia Romanova (Sofya Skya). Portadora de uma doença fatal, a única saída da garota é roubar almas das outras pessoas para manter sua imortalidade. Totalmente fora de si, Merrick e sua noiva Rowena (Doubleday) terão de resolver esse mistério e mandar de uma vez por todas a bruxa para as profundezas.
No elenco temos Mackenzie Rosman (da série “O Sétimo Céu”), Michael Madsen (“A Filha do Chefe”), Eric Roberts (“Santos e Demônios”), Cary-Hiroyuki Tagawa (“Planeta dos Macacos”), Christa Campbell (“O Sacrifício”) e Lydia Hull (“O Dono da Festa”).

Para ver o trailer e ler mais sobre o filme: www.ligeiamovie.com/

MAIS SOBRE O FUNERAL PÓSTUMO


Edgar Allan Poe recebe funeral 160 anos após sua morte


Evento fez parte das comemorações dos 200 anos de nascimento de Poe. Caixão simbólico foi carregado por atores representando admiradores.
O escritor americano Edgar Allen Poe, considerado o mestre do conto e da literatura fantástica, ganhou um solene funeral na cidade de Baltimore, no estado de Maryland (EUA), 160 anos após sua morte.
Quando Allan Poe morreu, em 1849, seu enterro passou despercebido e apenas uma dezena de
pessoas participou dele. Baltimore homenageou o escritor em uma cerimônia com direito a carruagem e roupas de época.
Centenas de pessoas passaram pelo museu dedicado ao mestre do terror, onde foi instalada uma pira com uma réplica do corpo do escritor.
Do funeral, participaram atores interpretando admiradores de Allan Poe, como H.P. Lovecraft e Arthur Conan Doyle. O evento fez parte das celebrações do bicentenário do nascimento do escritor.

VELÓRIO DE POE


Baltimore faz velório de Edgar Allan Poe com réplica do corpo -

Escritor foi homenageado na cidade onde morreu; má reputação afastou pessoas de seu funeral em 1849


Depois de 160 anos da sua morte, o escritor americano Edgar Allan Poe foi homenageado neste final de semana em Baltimore, cidade na costa leste onde morreu e está enterrado. Como parte do aniversário de 200 anos do nascimento do autor, Baltimore realizou dois velórios em homenagem ao escritor, morto em 1849. Um museu dedicado a Edgar Allan Poe encomendou uma réplica do seu corpo, que foi exposto dentro de um caixão ao longo da semana. A réplica foi criada por um especialista em efeitos especiais e artigos para filmes. A expectativa era de que tantas pessoas compareceriam ao velório que a cidade organizou duas cerimônias de velório no domingo, depois de uma vigília que durou a noite inteira. No funeral de 1849, quando o autor morreu, praticamente ninguém compareceu ao velório. Poe morreu aos 40 anos, empobrecido e enlouquecido. Edgar Allan Poe, que é considerado o precursor das histórias de detetive e um dos mestres dos livros de terror, é um dos escritores mais influentes da literatura americana. Seu obituário foi escrito por um jornalista que não gostava de Poe, o que prejudicou a reputação do autor por muito tempo. Seu túmulo foi destruído ao longo do tempo. Para compensar o tratamento recebido na época, os americanos prepararam uma série de eventos em homenagem ao autor este ano, desde uma série de palestras na Filadélfia a uma encenação da sua morte no Estado da Virgínia.




200 ANOS DE POE

POE E VERNE


O escritor francês Júlio Verne (1828-1905) era confesso de Edgar Allan Poe e suas obras, em especial do romance "O Relato de Arthur Gordon Pym", uma narrativa na primeira pessoa, feita por um jovem marinheiro que vive uma viagem trágica, envolvendo-se em situações macabras como naufrágios, motins, a peste, canibalismo e carnificinas nos gelados mares antárticos. O livro tem um desfecho sobrenatural e muito perturbador, embora muitos biógrafos afirmem que a obra tenha ficado inacabada. Verne, impressionado pela narrativa e por seu inquietante final, escreve, trinta anos depois de publicada a tradução francesa do livro (feita por Baudelaire) e já no fim de sua vida, uma continuação/homenagem ao "Relato", "A Esfinge dos Gelos". A história se passa anos depois das aventurasde Pym, e trata da busca pelos sobreviventes daquela expedição. Verne, além de criar uma de suas mais inspiradas aventuras, aproveita também para "explicar" o que teria acontecido no final apavorante do romance original. Os estudiosos da obra de Poe afirmam, no entanto, que Verne teria proposto um final positivista que não seria propriamente fiel ao original por ser um ardoroso positivista, homem ligado à Ciência e avesso ao sobrenatural. Assim, há um motivo racional para quase tudo o que aconteceu ao final de "Relato". Verne só não explica alguns fatos descritos no arrepiante epílogo do livro de Poe, envolvendo inscrições em cavernas. Porém, em se tratanto de mais um fã (dos mais ardorosos) de Poe, acredita-se que Verne quis preservar alguma coisa envolta no mistério que era tão caro a Allan Poe.
===
No link abaixo você pode ler mais sobre a admiração de Verne por Poe e a influência deste na obra do autor de "Vinte Mil Léguas Submarinas".
Post dedicado a Carlos Patrício

O ANO PERDIDO DE POE


Mais uma matéria interessante sobre os vários aspectos da vida de Poe, com comentários sobre o período em que o autor teria passado em Paris, um tema ainda controverso para os biógrafos.

MAIS POE NO UNIVERSO HQ

Mais uma HQ com citação da obra e Poe como personagem

Sinopse: Filadélfia. Aqui age o Homem da Multidão, um misterioso serial killer, descoberto por um personagem igualmente misterioso. E aqui surge o quartel-general de "Elsewhere", uma organização governamental fundada por Thomas Jefferson, que se ocupa de eventos estranhos e misteriosos. Entre seus agentes está o escritor Edgar Allan Poe, que descobriu o Homem da Multidão.
Zagor Extra 040 - Agente Especial
Publicada em junho de 2007 - 100 páginas
Mythos Editora, medindo
Argumento: Mauro Boseli
Ilustração e capa: Gallieno Ferri

NOTÍCIA

Fac-simile da reportagem do New York Daily Tribune, de 9 de Outubro de 1849, noticiando a morte de Poe.
Colaboração: Paulo Mota

POE HERÓI DE QUADRINHOS


Poe distribuindo socos e desvendando mistérios? É possível, sim. Em quadrinhos, tudo é possível. Você pode conferir as aventuras e desventuras do escritor no excelente 'Sanke n'Bacon's Cartoon Cabaret', do não menos excelente Michael Kupperman. O link para visualizar detalhes ou até mesmo comprar a revista é:


POE NO CORREIO



Em 16 de Janeiro de 2009, entrou em circulação nos EUA um selo postal comemorativo aos 200 anos do nascimento de E. A. Poe. O lançamento aconteceu em Richmond (Virginia). A ilustação é assinada por Michael J. Deas.

PARECE, MAS NÃO É


O homem do retrato parece familiar, mas não é Poe. Trata-se de Tom Hanks, que interpreta um criminoso desequilibrado e aficcionado em Edgar A. Poe em 'Ladykillers' (Matadores de Velhinha). O filme, que não chega a ser uma maravilha, é um remake de “O Quinteto da Morte”, de 1955, com Alec Guiness e Petter Sellers. A história gira em torno do professor Goldthwait Higginson Dorr (Hanks), que reúne uma quadrilha para realizar um assalto a um cassino. Vale mais pela curiosidade e pelas citações da obra de Poe.
===
Ficha técnica:
Matadores de Velhinha - The Ladykillers (EUA/2004)
Direção e roteiro: Ethan e Joel Coen
Elenco: Tom Hanks (Professor G.H. Dorr), Irma P. Hall (Marva Munson), Marlon Wayans(Gawain MacSam), J.K. Simmons (Garth Pancake), Tzi Ma (General), Ryan Hurst (Lump Hudson), Bruce Campbell (Trabalhador)
Duração: 104 min.
Gênero: Comédia

MAIS UM SITE


Neste site é possivel encontrar traduções de O Corvo por Machado de Assis, Alfrendo F. Rodrigues, João Kopke, Emilio de Mensese, Fernando Pessoa, Gondin da Fonseca, Máximo das Dores, Milton Amado Benedito, José Luiz de Oliveira, João Costa Cabral do Nascimento, Haroldo de Campos, Rubens F. Lucchetti, Alexei Bueno, Augusto de Campos, José Lira, João Inácio Padilha, Jorge Wanderley, Sergio Duarte, Edson Negromonte, Odair Creazzo Jr. Aluysio M. Sampaio, Luis C. Guimarães, Helder da Rocha, Vinícius Alves, Diego Raphael, Eduardo A. Rodrigues, Carlos Primti, entre outros. Além disso, há traduções para o francês e outras obras inspiradas no poema. Confira.

LOU REED E THE RAVEN PROJECT

O ex-líder do mítico Velvet Underground lançou, em 2003, um CD inspirado em O Corvo, de Edgard Allan Poe. The Raven, o disco, chegou às lojas dos Estados Unidos saudado como a mais ambiciosa das recentes criações de Reed. Na origem do projeto, está o espetáculo POEtry, de 2001, uma parceria para o teatro com Bob Wilson e sua companhia do Thalia Theater de Hamburgo, na Alemanha. Antes, os dois já haviam feito a ópera-rock Time Rocker. Em entrevista à Rolling Stone, Reed, também um bardo sombrio e vertigionoso, destaca a profunda afinidade que sente em relação a Poe e não hesita em compará-lo a mestres como Shakespeare. Para o disco, Reed cuidou de adaptar e, ocasionalmente, reescrever alguns versos de Poe. O resultado são duas horas de rock, algumas baladas e muita declamação, com participações que vão do saxofonista Ornette Coleman ao cantor David Bowie, passando pelo ator Willem Dafoe. A obra tem duas versões, uma integral, em disco duplo, outra editada em um único CD. O projeto se completa com um livro que leva o mesmo título do CD. Confira The Raven no site oficial de Lou Reed. www.loureed.com

USHER NO CINEMA

Filme de 2008 foi baseado em conto de Poe
===
Sinopse:
Jill Michaelson descobre que sua melhor amiga, Maddy Usher, sucumbiu a uma doença hereditária e que seu último desejo era que ela fosse a seu funeral. Chegando à casa dos Usher, ela encontra seu antigo amor, Rick, irmão gêmeo de Maddy, agora completamente transtornado, não apenas pela morte de sua irmã, mas também por perceber que a doença hereditária vai eventualmente atingi-lo. Rick implora para que Jill fique com ele durante este período difícil. Jill volta a ter sentimentos pelo homem que nunca esqueceu, mas suas emoções parecem deixá-la cada vez mais isolada do mundo. Quanto mais tempo eles passam juntos, mais os fantasmas de Jill tornam-se reais. Ao descobrir os segredos da casa dos Usher, ela percebe que a chance de um novo começo era, na verdade, uma guinada em direção a um final irreversível.
===
Informações Técnicas
Título no Brasil: O Mistério da Casa Dos Usher
Título Original:
House Of Usher
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 83 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial: http://www.houseofusher-themovie.com
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: David de Coteau
===
O DVD pode ser encontrado na Internet pelo preço médio de R$ 15,00.

POE EM HQ


A editora Boom! Studios publica a partir de maio de 2009 uma HQ sobre Edgar Allan Poe, mas não baseada nos contos do autor, e sim nas aventuras detetivescas que o próprio teria vivido.
Os roteiros de Poe ficarão a cargo de J. Barton Mitchell, com arte de Dean Kotz e capas variantes por Declan Shalvey e Jeffery Spokes.
A série, em quatro edições, mostrará Poe em situações e em contato com personagens que podem ter influenciado a criação de suas principais obras. Na trama, o célebre escritor está no encalço de um assassino sobrenatural que assola as ruas de Baltimore.

EM PAPEL





Que tal um E. A. Poe em papel? Este boneco foi criado por Brian Gubicza e você pode fazer o download do arquivo pdf, de graça, no blog Paper Toy'z . Brincadeira das mais legais. Experimente e depois conte aqui como ficou. O link abaixo é a fonte da informação e meio de acesso.

BONECOS


Pela bagatela de $52 dólares, a LDD Presents disponibiliza bonequinhos do casal Edgar Allan Poe & Annabel Lee, acompanhados de um simpatico corvo, tudo embalado em caixinha com formato de caixão! Mórbido ou fofo? Eu gostei.
Se alguém se interessar, o site dispõe de dezenas de opções de bonecos inspirados em cinema, música, literatura, HQ, etc.

http://www.mezcotoyz.com/store/detail.aspx?ID=487

LOJINHA

Para quem coleciona souvenirs ou quer comprar alguma quinquilharia, o link de uma loja online especial. Tem de tudo: camisetas, velas, selos comemorativos, mousepad, imãs, xícaras, copos, bonecos, chaveiros, guardanapos, livros, posters... enfim, uma infinidade. O site é confiável, já que pertence ao museu oficial do autor em Richmond.

PORTAL SOBRE POE



Link para um portal que traz somente assuntos relacionados a Edgar Allan poe. Música, quadrinhos, comentários, matérias, entre outros.

ATESTADO DE ÓBITO


IMAGEM DO ATESTADO DE ÓBITO DE POE - CONTRIBUIÇÃO DO PAULO MOTA

GUSTAVE DORÈ


Link para as ilustrações de Gustave Dore para a obra de Poe
http://www.artsycraftsy.com/dore_raven.html
A compilação de imagens mostra uma prévia do que você encontra no site. O cara era um gênio, e conseguia passar em traços a essência do texto com perfeição. No blog, nas postagens mais antigas, há um link também para a biografia de Dore. Pesquise. Vale cada minuto.

APRESENTAÇÃO EM PPS

Molezinha, de graça, um trabalho sobre a vida e obra do escritor... http://www.4shared.com/file/73135415/bf8da5a4/Edgar_Allan_Poe_grafipel.html

O RETRATO OVAL


MAIS OBRAS - DOWNLOADS


CONTOS - A MÁSCARA DA MORTE ESCARLATE / BERENICE / WILLIAM WILSON / A QUEDA DA CASA DE USHER / O BARRIL DE AMONTILLADO / O GATO PRETO / O POÇO E O PÊNDULO / O RETRATO OVAL / SILÊNCIO / SOMBRA / LEONOR / CORAÇÃO DENUNCIADOR / UMA DESCIDA NO MAELSTROM POEMAS SÓ / O CORVO / A CIDADE DO MAR / ANNABEL LEE
http://www.spectrumgothic.com.br/literatura/autores/allan.htm

CONTO 'O HOMEM DA MULTIDÃO' + ANÁLISE
http://www.modernidade.hpg.ig.com.br/multidao.htm

CONTOS DO GROTESCO E DO ARABESCO VOL II EM INGLÊS
http://etext.lib.virginia.edu/toc/modeng/public/Eaf320v1.html


O BARRIL DE AMONTILLADO

OBRAS PARA DOWNLOAD





O BARRIL DE AMONTILLADO / O CORVO / O CORVO [ INGLÊS ] / O GATO PRETO / SILÊNCIO / THE FALL OF THE HOUSE OF USHER [ INGLÊS ] / THE PIT AND PENDULUM [ INGLÊS ]
http://www.ebookcult.com.br/acervo/livros.php?aut=Edgar+Allan+Poe

EM INGLÊS – OBRA / BIOGRAFIA / ARTIGOS
http://people.brandeis.edu/~teuber/poebio.html





TRADUÇÕES DE O CORVO

CORVO EM HQ



ANIMAÇÃO


LENORE é um desenho inspirada no conto 'Lenore', de poe
http://www.nightrose.com/lenore.htm

ANIMAÇÃO - A MÁSCARA DA MORTE RUBRA - EM FRANCÊS
http://masque.mort.rouge.free.fr/

THE TELL-TALE HEART - ANIMAÇÃO - EM INGLÊS
http://www.youtube.com/watch?v=AJb150JRqpQ

O CORVO - VERSÃO DOS SIMPSONS
http://www.youtube.com/watch?v=BknAUpHRnOs

CURTA 'VINCENT', DIRIGIDO POR TIM BURTON HOMENAGEM A VICENT PRICE / POE http://www.youtube.com/watch?v=dqS4-zlJLS8

CRIPTOGRAFIA, HUMOR E FILOSOFIA


ARTIGO
O humor em Edgar Allan Poe: O relato de Arthur Gordon Pym
http://www.unisinos.br/cursos/graduacao/letras/entrelinhas/index.php?e=1&s=9&a=11

ARTIGO - HUGO DAHLER - 02/03/2006
THE IMP OF THE PERVERSE: A FILOSOFIA DA AÇÃO DE EDGAR A.POE
http://www.speculum.art.br/module.php?m_id=31

ARTIGO
CRIPTOGRAFIA NA FICÇÃO
http://www.prodemge.gov.br/revistafonte/arquivos_pdf/crip._ficçao.PDF

VIRGINIA WOOLF SOBRE POE

ARTIGO RELACIONADO A POE ESCRITO POR VIRGINIA WOOLF

POE E A MORTE

Matérias e artigos relacionados ao tema morte.


ARTIGO – EDUARDO VERAS
UM MÓRBIDO MISTÉRIO DE 150 ANOS - A MORTE DE EDGAR ALLAN POE, EM 7 DE OUTUBRO DE 1849, PERMANECE INSOLÚVEL E ALIMENTA ESPECULAÇÕES
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/literatura/poe_0.htm

ARTIGO - JOÃO DE MANCELOS (PORTUGAL)
COMO ASSASSINAR UMA MULHER JOVEM E BELA: A MORTE NA LITERATURA FANTÁSTICA DE EDGAR ALLAN POE

ARTIGO - ALTER BREITENBACH
OS ESPECTROS DO MESTRE EDGAR ALLAN POE POR ALTER BREITENBACH
http://www.speculum.art.br/module.php?a_id=536


MISTÉRIOS E TEORIAS - MORTE DE POE
http://www.mundocultural.com.br/

TESE DE DOUTORADO

"EDGAR ALLAN POE E CHARLES BAUDELAIRE: TRAJETÓRIAS E MATURIDADE ESTÉTICA E POÉTICA"
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-18072005-113116/

POE E CINEMA

Links relacionados a vários aspectos da obra de Poe adaptadas ao cinema.

Depoimentos de Matheson, Corman e Karloff. Ciclo de filmes do Corman baseados na obra de Poe
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=76573&tid=2519924172329201948

MOVIE Edgar Allan Poe's The Pit and the Pendulum
http://www.demonoid.com/files/details/740391/992691/ ==> SÓ O CARTAZ JÁ VALE

AUTORES RELACIONADOS

Obras de alguns autores relacionados de alguma maneira à obra de Edgar Allan Poe.
Leia e divirta-se.

BIERCE - CONTO UM INCIDENTE NA PONTE DE OWL CREEK (PROCURAR PELO NOME DO AUTOR)
http://www.virtualbooks.com.br/

SOBRE LOVECRAFT http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/lovecraft.html

AUGUSTO DOS ANJOS – OBRAS COMPLETAS http://www.abarata.com.br/obras_completas/Augusto_dos_Anjos-Obra_Completa.doc

RUBEM FONSECA - Romance Negro
http://www.4shared.com/file/15012069/77875355/Rubem_Fonseca_-_Romance_Negro.html

POE COMO PERSONAGEM

Artigos, matérias, ensaios e livros que trazem Poe como personagem na abordagem de outros escritores.




O MENINO AMERICANO - Andrew Taylor - Editora Objetiva - 2007 - Resenha e trecho
http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/1275


PALE BLUE EYES - Resenha e trecho
http://www.armazemliterario.com.br/article.php3?id_article=302



MATÉRIA - Poe como personagem em livros de outros autores
http://www2.uol.com.br/entrelivros/conteudo/noticia/noticia_13.html



RESENHA BIOGRÁFICA - Edgar Allan Poe - Um homem e sua sombra - Ricardo Araújo
http://www.atelie.com.br/zedgar.htm



RESENHA GOTH CHIC - Gavin Baddeley (Rocco) http://www.rockpress.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=236

SOBRE POE


LINK COM ENSAIO SOBRE A TEORIA DA COMPOSIÇÃO - UNICAMP
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/c00001.htm