MÚSICA - POE COMO TEMA


POE - PEQUENA BIOGRAFIA

Poeta e contista americano nascido em Boston, Massachusetts, conhecido sobretudo por suas histórias de mistério e horror. Filho de um casal de atores, ficou órfão aos dois anos e foi adotado por John Allan, rico comerciante de Richmond, Virgínia. Enviado à Europa, recebeu esmerada educação clássica (1815-1820) na Escócia e Inglaterra. Em seguida freqüentou a Universidade da Virgínia, porém envolveu-se com jogo e álcool, até que rompeu relações com seu tutor (1827). No mesmo ano publicou, em Boston, seu primeiro livro de poesia, Tamerlane, and Other Poems (1827). Tentou a carreira militar mas foi expulso da Academia Militar de West Point e, então, decidiu dedicar-se por completo à literatura e começou a publicar contos em revistas (1830) e foi morar em Baltimore com uma tia. Recebeu um prêmio em dinheiro por seu Manuscript Found in a Bottle (1833). Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond (1835), e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos de idade. Seus problemas alcoólicos o levaram a demissão e mudou-se para Nova York, onde passou a escrever freneticamente livros e contos para revistas, especialmente com temas que abordavam a morte, o horror sobrenatural e os desvarios da mente humana, possivelmente inspirados nos próprios tormentos do autor. Por outro lado, possuía grande capacidade analítica, e escreveu contos que assentaram as bases do gênero policial e de mistério que se difundiu no século XX. Também deixou textos nos campos da estética, da crítica e teoria literária. Apesar da popularidade, seus vícios e escândalos o tornaram incompreendido por seus compatriotas. Foram os simbolistas franceses e, em particular, por Charles Baudelaire, que lhe reconheceram o gênio, cuja obra constituiu uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Com a morte da esposa (1847), sua dependência alcoólica agravou-se e após vários dias de excessos alcoólicos, morreu em Baltimore, Maryland. Outros grandes sucessos do autor foram Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems (1829), Poems (1831), The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838), Tales of the Grotesque and Arabesque (1839), The Prose Romances of Edgar A. Poe (1843), The Raven and Other Poems (1845), Tales (1845), Philosophy of Composition (1845) e o póstomo The Poetic Principle (1850).

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS



Poe na Bravonline

Link interessante, da Bravonline, que traz matéria sobre o amor de Júlio Verne pelos balões e por Poe e a arte conceitual de Duchamp no café-da-manhã. Não perca.


Poe, Poe e mais Poe

Recebi um presente maravilhoso, feito por um talentoso membro da nossa comu. É esse boneco confeccionado a partir de uma caricatura do E.A. Poe. O nome do artista é Marcelo, mais conhecido como Jack, e pode ser contatado pelo e-mail mzamaro@mzamaro.com
Recomendo, o trabalho dele é excelente.


Brinquedo legal


Para quem gosta, um brinquedo dos mais interessantes. Trata-se do bom e velho Vincent Price vivendo seu persongem em 'O Poço e o Pêndulo', de Roger Corman.
O filme de horror The Pit and the Pendulum foi lançado em 1961 e estrelado por Vincent Price e Barbara Steele. O filme teve alta produção com cenários enormes e cinegrafia widescreen.

O Vincent Price aí de cima, como Don Nicholas Medina, vem com uma base masmorra e caldeirão com LEDs que acendem dando a impressão de fogo verdadeiro. Com aproximadamente 30,5 cm de altura, custa US$149,99 na Monsters in Motion.
Para comprar o brinquedo, visite o link http://blogdebrinquedo.com.br/tag/halloween/page/3/

Postal

O simpático postal abaixo pode ser enviado virtualmente.
Divirta-se!

MAIS UM LINK


Mais um blog com informações, imagens e etc.
Nunca é demais, não é?

Traço para o texto de Poe


Harry Clarke nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1889. Foi aprendiz de seu pai na arte do vitral a partir dos 16 anos de idade. De 1910 a 1913, participou da Dublin Metropolitan School of Art, onde conquistou 3 medalhas de ouro e 2 bolsas de estudo.
Alguns livros que ilustrou:
Rime of the Ancient Mariner, de Coleridge, 1913.Contos de fadas de Hans Christian Andersen, 1916. (Ilustrações a cores e preto e branco)Contos de mistério e imaginação, Poe, 1919.Os anos na Primavera, Lettice D'O Walters, 1920.Contos de fadas de Perrault, 1922.Fausto, de Goethe, 1925.Poemas selecionados, Swinburne, 1928.Também desenhou vitrais nas Ilhas Britânicas, Austrália e África.
Morreu de tuberculose na Suíça em 1931.

Link para conhecer o traço de Clarke:
http://www.grandmasgraphics.com/clarke6.php
Link em que se pode comprar mosepad com ilustrações de Clarke
http://www.zazzle.com.br/harry+clarke+mousepads