MÚSICA - POE COMO TEMA


POE - PEQUENA BIOGRAFIA

Poeta e contista americano nascido em Boston, Massachusetts, conhecido sobretudo por suas histórias de mistério e horror. Filho de um casal de atores, ficou órfão aos dois anos e foi adotado por John Allan, rico comerciante de Richmond, Virgínia. Enviado à Europa, recebeu esmerada educação clássica (1815-1820) na Escócia e Inglaterra. Em seguida freqüentou a Universidade da Virgínia, porém envolveu-se com jogo e álcool, até que rompeu relações com seu tutor (1827). No mesmo ano publicou, em Boston, seu primeiro livro de poesia, Tamerlane, and Other Poems (1827). Tentou a carreira militar mas foi expulso da Academia Militar de West Point e, então, decidiu dedicar-se por completo à literatura e começou a publicar contos em revistas (1830) e foi morar em Baltimore com uma tia. Recebeu um prêmio em dinheiro por seu Manuscript Found in a Bottle (1833). Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond (1835), e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos de idade. Seus problemas alcoólicos o levaram a demissão e mudou-se para Nova York, onde passou a escrever freneticamente livros e contos para revistas, especialmente com temas que abordavam a morte, o horror sobrenatural e os desvarios da mente humana, possivelmente inspirados nos próprios tormentos do autor. Por outro lado, possuía grande capacidade analítica, e escreveu contos que assentaram as bases do gênero policial e de mistério que se difundiu no século XX. Também deixou textos nos campos da estética, da crítica e teoria literária. Apesar da popularidade, seus vícios e escândalos o tornaram incompreendido por seus compatriotas. Foram os simbolistas franceses e, em particular, por Charles Baudelaire, que lhe reconheceram o gênio, cuja obra constituiu uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Com a morte da esposa (1847), sua dependência alcoólica agravou-se e após vários dias de excessos alcoólicos, morreu em Baltimore, Maryland. Outros grandes sucessos do autor foram Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems (1829), Poems (1831), The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838), Tales of the Grotesque and Arabesque (1839), The Prose Romances of Edgar A. Poe (1843), The Raven and Other Poems (1845), Tales (1845), Philosophy of Composition (1845) e o póstomo The Poetic Principle (1850).

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS



LIGÉIA


Novo longa inspirado nos trabalhos de escritor Edgar Allan Poe. A direção está nas mãos de do estreante Michael Staininger e protagonizando temos Wes Bentley (“O Motoqueiro Fantasma”) e Kaitlin Doubleday (“Aprovados”). Escrito por John Shirley, roteirista e produtor de “O Corvo”, o longa conta a história de Jonathan Merrick (Bentley), um famoso escritor e professor, que é enfeitiçado pela bruxa Ligeia Romanova (Sofya Skya). Portadora de uma doença fatal, a única saída da garota é roubar almas das outras pessoas para manter sua imortalidade. Totalmente fora de si, Merrick e sua noiva Rowena (Doubleday) terão de resolver esse mistério e mandar de uma vez por todas a bruxa para as profundezas.
No elenco temos Mackenzie Rosman (da série “O Sétimo Céu”), Michael Madsen (“A Filha do Chefe”), Eric Roberts (“Santos e Demônios”), Cary-Hiroyuki Tagawa (“Planeta dos Macacos”), Christa Campbell (“O Sacrifício”) e Lydia Hull (“O Dono da Festa”).

Para ver o trailer e ler mais sobre o filme: www.ligeiamovie.com/

4 comentários:

Sidney Leal disse...

Mais um filme oportunista que tenta inutilmente utilizar o nome do mestre Poe, tentativa em vão e fracasso vergonhoso...

Luisa do Amaral disse...

Síndrome de Underground é muito "ano passado" né.

Prefiro esperar e ver. Ligeia é um conto excelente.

Deveriam colocar o Tim Burton pra dirigir essas coisas, sempre.

Paula disse...

O filme é mesmo ruim, mas a música que toca nos créditos é amazing. Procurei desesperadamente pela trilha sonora desse filme e não achei.

Camila Couto disse...

detesto esse filme =/