MÚSICA - POE COMO TEMA

POE - PEQUENA BIOGRAFIA

Poeta e contista americano nascido em Boston, Massachusetts, conhecido sobretudo por suas histórias de mistério e horror. Filho de um casal de atores, ficou órfão aos dois anos e foi adotado por John Allan, rico comerciante de Richmond, Virgínia. Enviado à Europa, recebeu esmerada educação clássica (1815-1820) na Escócia e Inglaterra. Em seguida freqüentou a Universidade da Virgínia, porém envolveu-se com jogo e álcool, até que rompeu relações com seu tutor (1827). No mesmo ano publicou, em Boston, seu primeiro livro de poesia, Tamerlane, and Other Poems (1827). Tentou a carreira militar mas foi expulso da Academia Militar de West Point e, então, decidiu dedicar-se por completo à literatura e começou a publicar contos em revistas (1830) e foi morar em Baltimore com uma tia. Recebeu um prêmio em dinheiro por seu Manuscript Found in a Bottle (1833). Tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond (1835), e no mesmo ano casou-se com a prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos de idade. Seus problemas alcoólicos o levaram a demissão e mudou-se para Nova York, onde passou a escrever freneticamente livros e contos para revistas, especialmente com temas que abordavam a morte, o horror sobrenatural e os desvarios da mente humana, possivelmente inspirados nos próprios tormentos do autor. Por outro lado, possuía grande capacidade analítica, e escreveu contos que assentaram as bases do gênero policial e de mistério que se difundiu no século XX. Também deixou textos nos campos da estética, da crítica e teoria literária. Apesar da popularidade, seus vícios e escândalos o tornaram incompreendido por seus compatriotas. Foram os simbolistas franceses e, em particular, por Charles Baudelaire, que lhe reconheceram o gênio, cuja obra constituiu uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Com a morte da esposa (1847), sua dependência alcoólica agravou-se e após vários dias de excessos alcoólicos, morreu em Baltimore, Maryland. Outros grandes sucessos do autor foram Al Aaraaf, Tamerlane, and Minor Poems (1829), Poems (1831), The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838), Tales of the Grotesque and Arabesque (1839), The Prose Romances of Edgar A. Poe (1843), The Raven and Other Poems (1845), Tales (1845), Philosophy of Composition (1845) e o póstomo The Poetic Principle (1850).

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS

ALGUMAS CAPAS DE LIVROS

POE DECLAMANDO O CORVO

Loading...

LENORE

Loading...

POE POR SNOOPY

Loading...

O CORVO - VERSÃO SIMPSONS

Loading...

VINCENT - TIM BURTON

Loading...

Mestre Poe no Master of Horror -The Black Cat


Masters of Horror é uma série de televisão americana criada por Mick Garris.
Tudo começou em 2002, com o documentário de mesmo nome, também como Boogeymen II: Masters of Horror, organizado por Mike Mendez e Dave Parker. Apresentado por Bruce Campbell, o documentário incluía entrevistas com diretores do porte de Dario Argento, David Cronenberg, George A. Romero, John Carpenter, Wes Craven, Tobe Hooper, John Landis e Guillermo del Toro. Mick Garris, parceiro de Stephen King em dezenas de produções para a tv, decidiu então convidar todos estes realizadores para um jantar onde discutiriam algumas idéias. Alguns jantares depois nasceria a série "Masters of Horror".

A Série
Cada episódio foi dirigido por um aclamado diretor do cinema fantástico, entre eles Dario Argenta, o pais dos Zumbis George Romero, John Carpenter, Mick Garris - o preferido de S. King - Tobe Hooper, John Landis, Joe Dante, Willian Malone, o japa Takashi Miike e Lucky Mckee, entre outros que vieram nas temporadas seguintes. A exibição teve início nos EUA em Outubro de 2005 pelo canal fechado Showtime. A distribuição dem DVD foi da Anchor Bay Entertainment. No Brasil, o canal FX é que veiculou a série.

O Gato Preto foi o episódio 11 da segunda temporada, com uma bela adaptação de um dos contos mais famosos de Edgar Allan Poe, pelas mãos de um verdadeiro mestre do gênero. THE BLACK CAT (2007), de Stuart Gordon, é bastante fiel ao texto original de Poe, tendo como principal novidade o fato de colocar como protagonista da história o próprio Poe, interpretado por Jeffrey Combs, o ator que mais se identifica com os filmes de Gordon, por ter estrelado os clássicos RE-ANIMATOR (1985), DO ALÉM (1986) e CASTELO MALDITO (1995).

O link para o episódio é gentileza do Marcos.

2 comentários:

Fernando disse...

muito bom o post.

two face disse...

gostaria q todos vcs curti essa pg

https://www.facebook.com/AdmiradoresDePoe